Hoje foi realizado em Duque de Caxias o I Fórum de Software Livre, com palestras e mini cursos sobre o assunto.
Além de todos os excelentes profissionais da áera de TI que estiveram lá defendendo com unhas e dentes o software livre, tive oportunidade de assistir também a palestra do ilustre Jon Maddog Hall, o diretor executivo do Linux internacional. Em sua palestra, Maddog falou sobre o Projeto Cauã, um modelo de inclusão digital sustentável, onde ele tem planos para implantar internet no Brasil nas áreas mais carentes, como em favelas,favorecendo as pessoas que não tem oportunidade de acesso. Ele mostrou também como a informação pode nos acompanhar onde estivermos e como é simples se tornar alguém melhor usando o software livre. Além disso ele nos mostrou outro projeto de novos computadores que irão substituir os pc's usados, o diferencial desse projeto é que os equipamentos serão mais economicos e poderão ser recarregados em lugares como um automóvel e ficarão ligados 24hrs. Logo, os lugares que não tem acesso sequer a rede eletrica poderão ter acesso a evolução da tecnologia.
Não posso deixar de citar as palestras de:
Paulino Michelazzo, falando sobre sua empresa livre, como trabalhar em grupo e como uma empresa realmente deve ser.
Henrique Rabelo de Andrade, falando sobre a e-Uni e a importância da educação a distância, como a EAD ajuda as pessoas que não tem tempo de estar presente em uma universidade.
Jomar dos Santos Silva, falando sobre a ODF e as dificuldades e superações dessa aliança, em como é importante o uso da ODF e como ela pode melhorar o desempenho do seu trabalho.
João Fernando Costa Júnior, falando sobre a Revista Espírito Livre, uma revista online aborda assuntos diversos de informática, suas técnicas para preparar a revista e toda força de vontade de manter um projeto desse porte funcionando e gratuitamente.
Alexandre Oliva, falando sobre a Isca, o Anzol e a Grande Rede, em como muitas vezes caimos em truques de empresas proprietárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário