quinta-feira, 4 de junho de 2009

Redes Corporativas

As redes corporativas visam reduzir o custo e agilizar a troca de informação entre os funcionários de uma empresa e desta com as demais filiais ou empresas distintas. Os diversos componentes da rede se comunicam através de um conjunto pré-definido de sinais (os protocolos). Normalmente utilizam tecnologia híbrida (com e sem fio) praticando padrões 802. Geralmente possui terminais remotos que atendem a departamentos que se encontram a longa distancia e para isso usam redes de fibras versátil com VPN (virtual private network), tudo criptografado utilizando senhas complexas para atender essa estrutura. Nas redes corporativas, podemos utlizar a frame-relay e a VPN, que são redes de comunicação.

O que é e quais são as diferenças entre a frame-relay e a VPN?

A frame-relay é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados, usada para transmitir de maneira rápida e barata a informação digital através de uma rede de dados, dividindo essas informações em frames, a um ou muitos destinos de um ou muitos end-points.

Já a VPN, é uma rede de comunicação privada normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas, construida em cima de uma rede de comunicações pública (como a internet), o tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros.

Diferenças:

A frame-relay, tem segurança relativa, barata, divide pacotes em dados, e pode ser montada por um usuário.
A VPN, é mais segura, mais cara, tem transferencia multiplex e a rede é contratada de uma concessionária.





Até o próximo post!